Dicas para um DJ de tangoTango DJ

divider


O Dj passa música numa milonga, practica ou outro evento de tango em que sejam usadas gravações de músicas. Ao fazê-lo assume o controlo da energia e sucesso do evento, torna-se responsável pela experiência de toda uma sala cheia de pessoas e pela evolução da comunidade de tango.

Nas milongas em todo o mundo, tango, valsa e milonga são passadas em conjuntos de três a cinco músicas chamados "tandas". Quase todas as tandas são compostas por músicas tocadas pela mesma orquestra de uma determinada época. A sonoridade de várias orquestras mudou ao longo do tempo e, no caso destas, músicas de diferentes épocas não são colocadas na mesma tanda.

Tanda é um conjunto de três a cinco músicas de tango, valsa ou milonga* (estilo de música) tocado numa milonga* (baile/festa de tango) [* A palavra "milonga" tem uma série de significados. É normal ficar confuso]. Normalmente as tandas que contêm tangos são de quatro músicas, ao passo que valsas e milongas costumam passar em tandas de três músicas. A ordem usual das tandas é: duas tandas de tango, uma tanda de valsa, duas tandas de tango e uma tanda de milonga. Nas milongas o dj colocará uma tanda seguida de uma cortina (um excerto ou música curta de outro estilo diferente) que marcará o fim da tanda. Durante a cortina os pares abandonam a pista e procuram novos parceiros de dança. Após a cortina terminar o Dj continua com outra tanda e depois de encontrarem novos parceiros, os pares voltarão à pista de dança.

É preferível que a tanda consista em músicas da mesma orquestra, estilo e época. Esta regra existe para garantir o melhor para quem dança. Quando o dj a cumpre, quem dança pode reconhecer na primeira música se quer ou escolher com quem quer dançar a tanda. Se a primeira música for um tango suave e romântico do final dos anos 30 de Francisco Canaro, por exemplo, podem esperar que tanda continue no mesmo estilo. Se o dj ignorar esta regra, então os tangueros não saberão o que esperar e dançarão com receio de ter de abandonar a pista quando o estilo romântico for quebrado por uma música dramática e mais ritmada de Osvaldo Pugliese do final dos anos 50. Apesar da música em si poder ser óptima, uma mudança de orquestra, estilo e época é demasiado drástica e destruirá o ambiente, sendo a pista de dança abandonada pares que queixar-se-ão do dj-ing.

O dj também deverá passar várias tandas que contenham músicas mais conhecidas e populares. Estas são as que são passadas vezes e vezes sem conta nas milongas em todo o mundo e que os bailarinos sabem de cor. Quanto melhor souberem as músicas, melhor as conseguirão interpretar e dançar. Passar demasiadas tandas com tangos mais desconhecidos os deixará desconfortáveis. Diz-se que todos os dj's passam sempre os mesmos 200-300 tangos, mudando apenas a ordem em que tocam. Isto é, de certa maneira, verdadeiro, mas em cada milonga há espaço para um par de tandas com tangos menos conhecidos e, igualmente, uma série de possibilidades para organizar as suas tandas de forma pessoal e criativa, assim como escolher a ordem em que as passam.

Outra coisa importante ao criar as tandas é escolher a ordem em que passa cada música. A primeira música é muito importante para descrever o género da tanda e deverá ser uma das ou mesmo a mais dançável de todas, garantindo assim que todos queiram ir para a pista de dança. A segunda música deve manter a mesma emoção e qualidade da primeira. A quarta deverá ser a melhor da tanda ou a segunda melhor, deixando quem dança de bom humor após o fim da tanda. A terceira pode ser considerada a menos importante das músicas não querendo dizer que se possa usar qualquer música. Aliás, as vezes a terceira música é de grande importância para a tanda. Se, por exemplo, passei duas músicas ritmadas poderei baixar um pouco o ritmo na terceira para fazer sobressair mais a quarta música ritmada de forma a dar uma melhor estrutura à tanda. Um ligeiro desvio da emoção principal dentro da tanda pode ser bom. Se passar uma tanda de tangos muito dramáticos as pessoas entrarão demasiado a fundo nesta emoção e poderá ser cansativo manter a mesma intensidade por quatro músicas. Novamente a terceira música poderá ser "ligeiramente menos dramática" para dar aos bailarinos um pouco de descanço, mas sem quebrar o sentimento.

Durante a milonga o dj deve passar tandas de todas as orquestras mais populares como Canaro, D'Arienzo, Pugliese, Caló, Di Sarli, Tanturi, Troilo e D'agostino. Um bom dj consegue sentir as emoções dos bailarinos, escolher a tanda certa para o momento certo e saber qual tanda que se deverá seguir. No início da milonga é bom passar tandas mais animadas e guardar as mais melancólicas e dramáticas para mais tarde. É também uma prática comum colocar "La Cumparsita" como a última música da milonga.

divider

  • Artigos sobre o Tango.
  • top