Adam Vucetic

Adam Vucetic

Adam Vucetic nasceu a 24 de Dezembro 1976, em Belgrado, Sérvia. Bailarino profissional, coreógrafo e professor de tango com reconhecimento internacional, é fundador, presidente e professor da escola internacional de tango argentino Pasiontango, que actualmente funciona em Lisboa. É membro da International Dance Organization (IDO), do World Dance Council (WDC) e Juiz Internacional de dança licenciado pela WDC. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Belgrado, nunca deixando de exercer paralelamente a sua actividade como bailarino e continuando a sua especialização através de cursos e workshops.

Com experiência a ensinar alunos de todos os níveis e idades é versátil e com competências em variadas linguagens da dança como professor, bailarino e coreógrafo. Muito motivado e dedicado tenta criar nas suas aulas um ambiente descontraído, mas profissional. Dá importância ao contacto entre os bailarinos, elegância e estilo, apostando numa evolução sólida e estruturada para que se possa compreender o Tango no seu aspecto formal de técnica de dança com os seus diferentes códigos e linguagens e no seu aspecto social em que funciona como fonte de lazer.

Iniciou a sua formação em dança em criança com ballet clássico, demonstrando um talento extraordinário para as artes cénicas, levando-o a participar em vários grupos de arte. Mais tarde tornou-se bailarino de danças de salão e danças latino-americanas, e durante cinco anos dançou flamenco, treinando com Olga Valentic, tendo então descoberto e se encontrado com o Tango Argentino, iniciando então a sua formação com Laszlo Budai & Banhidi Petra (Campeões Mundiais de Tango em 2002 -IDO) e mais tarde com Guillermo Merlo & Fernanda Ghi, Pablo Veron, Jorge Dispari e Maria del Carmen , Carlos Perez e Rosa Forte em Buenos Aires, Argentina.

Em 2002 iniciou a sua actividade como professor de Tango Argentino, ano em que, como coreógrafo, ganhou a medalha de prata no Campeonato Sérvio de patinagem. Desde então tem participado em inúmeros festivais e exibições de tango, assim como leccionado cursos e workshops de tango em vários países europeus, nomeadamente Sérvia, Espanha, Lisboa e Itália. Em 2005 ganhou o 1º lugar no Primeiro Campeonato de Tango Argentino em Belgrado (SCGAPO, TSSCG y Ángel Coria), o 1º prémio no Campeonato de Belgrado de Tango Argentino (BSSP), o 3º Prémio no Campeonato de Ano Novo (Loznica, Sérvia, SCGAPO) e representou a Sérvia no Campeonato Europeu de Tango Argentino em Seefeld, Áustria e no Campeonato Mundial de Tango Argentino em Eboli, Itália. Nesse mesmo ano fundou em Belgrado a escola Pasiontango, tendo esta funcionado aí até 2007, ano em que se transferiu para Lisboa, continuando as suas actividades na capital portuguesa.

Em Lisboa e em outras cidades portuguesas tem organizado inúmeros cursos e workshops, assim como várias milongas e prácticas, muitas delas regulares com frequência mensal, quinzenal ou semanal (i.e. Milonga da Bica, Milonga do Bairro, Práctica Lx, Noites de Tango no restaurante La Moneda, etc.).

A destacar recentemente no seu percurso artístico são: exibição com Cláudia Bonazzi no International Tango Festival - New Emotion - From Tango to the World em Novembro de 2010 em Itália; exibição com Luna Palacioa na Milonga no" Steps", Lisboa, em Agosto de 2011; participação como Membro do Júri no IDC WDC World Championship 2011, categoria de Tango Argentino em Florença, Itália, em Fevereiro de 2011.

top